segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Modulo 2 - Agentes Economicos e Actividades Economicas

Modulo 2 - Agentes Económicos e Actividades Económicas

Competências Visadas

Para além das competências a desenvolver enunciadas na Parte I do programa, evidenciam-se, neste módulo, as seguintes:
● Usar os conceitos económicos para compreender as funções e as relações que se estabelecem entre os vários intervenientes na actividade económica.
● Construir circuitos económicos, identificando as principais actividades económicas associadas aos agentes económicos.
● Reconhecer a Produção como uma actividade económica em que existe uma combinação de factores de produção.
● Reconhecer a Distribuição como a actividade que estabelece a relação entre a Produção e o Consumo.
● Reconhecer o Consumo como uma vertente da utilização dos rendimentos.
● Analisar os diferentes padrões de consumo existentes em Portugal e na União Europeia.



Objectivos de Aprendizagem

● Explicitar as funções dos diferentes agentes económicos.
● Explicar a complementaridade das actividades económicas.
● Relacionar produção com sectores de actividade económica.
● Relacionar os conceitos de valor acrescentado e Produto Interno Bruto (PIB).
● Reconhecer a produção como uma combinação de factores de produção.
● Caracterizar os factores de produção.

● Explicar a importância dos recursos naturais na actividade produtiva.
● Distinguir a combinação dos factores produtivos a curto e a longo prazo.
● Explicitar as formas de avaliação da eficácia da produção.
● Apresentar os factores que estão na base da melhoria da eficácia da produção.
● Explicar a importância da distribuição na actualidade.
● Distinguir os diferentes circuitos de distribuição.
● Caracterizar os diversos tipos de comércio.
● Indicar os diferentes métodos de vendas.
● Relacionar o processo de venda com o tipo de comércio e com o método de venda.
● Referir as várias etapas do processo de venda.
● Distinguir os diferentes tipos de consumo.
● Explicitar em que consiste a relatividade dos padrões de consumo.
● Explicar de que modo os factores económicos influenciam os padrões de consumo.
● Explicar de que modo os factores extra-económicos influenciam os padrões de consumo.
● Justificar o aparecimento do consumerismo e do movimento dos consumidores.
● Enumerar direitos e deveres dos consumidores.






Âmbito dos Conteúdos

● Os agentes económicos - Famílias, Estado, Empresas, Resto do Mundo
- Funções
- Actividades económicas (produção, repartição e utilização dos rendimentos)
- Complementaridade das actividades económicas
● A produção de bens e serviços
- Noção
- Sectores de actividade económica
- Valor da produção nacional - PIB
- Produção – combinação de factores de produção
- Factores de produção:

􀂃trabalho;

􀂃capital – técnico (fixo e circulante), humano e natural;

􀂃recursos naturais (renováveis e não renováveis).

- Avaliação da eficácia da produção:

􀂃produtividade – noção, factores que a influenciam e cálculo da produtividade do trabalho

􀂃economias de escala e deseconomias de escala: noção e cálculo dos custos de produção
– fixos, variáveis, médios e total

- Melhorar a eficácia da produção: organização do processo produtivo, progresso técnico, formação dos recursos humanos e Investigação e Desenvolvimento (I&D).
● Comércio e distribuição
- Circuitos de distribuição: noção e tipos (ultra-curto, curto e longo)
- Tipos de comércio: independente, associado e integrado (sucursais, franchising, grandes superfícies e grandes superfícies especializadas)
- Venda:

􀂃métodos de vendas (venda directa, cibervenda, venda automática, venda por catálogo)

􀂃processo (acolhimento, criação de uma relação de confiança, levantamento de necessidades, apresentação dos produtos, tentativa de fecho, fecho e reclamações)

● Consumo - Noção
- Tipos (final/intermédio; essencial/supérfluo)
- Relatividade dos padrões de consumo – factores explicativos:

􀂃económicos (rendimento, preços e inovação tecnológica)

􀂃extra-económicos (estrutura etária dos agregados familiares, modos de vida, moda publicidade)
- Consumerismo e o movimento dos consumidores
- Direitos e deveres dos consumidores

1 comentário:

Giselle disse...

Estou fazendo Gestão em Marketing e gostei muito das informações contidas neste blog. Nota 10!